sábado, 14 de julho de 2012

Como ser mais sociável

Todos nós temos a habilidade de sermos sociáveis. Se você chegou até este artigo, é porque você sente que não é sociável o bastante. Mas não se preocupe, isso é natural. Às vezes chegamos numa fase da vida em que parece-nos que todo o mundo está contra nós. Parece que nós somos fechados e calados, e nada podemos fazer para mudar isso. Mas no dia a dia podemos tomar algumas atitudes para sermos novamente sociáveis, e nos relacionarmos com as outras pessoas de maneira eficaz. Relacionamento com as outras pessoas evolui geralmente para relacionamentos amorosos, então é muito importante que desenvolvamos este perfil da nossa vida. Mas por onde começar?  Precisamos perder a timidez e enfrentar o mundo, que na verdade não é nenhum monstro de sete cabeças.


Aprenda a olhar nos olhos


Olhar nos olhos é um outro nível de comunicação. Aprenda a olhar nos olhos das pessoas e conversar sem desafixar os olhos de seu interlocutor. Assim você vai parecer mais confiante e as pessoas vão se sentir mais confortáveis com a sua conversa. Lembre-se sempre que 80% da comunicação é não verbal, e olho no olho é a regra chave para uma boa sociabilidade.


Não ande curvado


Não ande curvado com as costas, e quando você for se sentar, espalhe-se na cadeira e endireite a coluna. Costas curvadas demonstram que o mundo ao seu redor está pesando sobre você, então não é uma impressão que você quer causar. Se quiser um exercício para resolver sua postura, encoste-se na parede com a cabeça e as costas, e tente andar sem sair desta posição pelo quarto. Você vai notar que enxergará o mundo de outra forma. Você precisa se auto observar durante estes primeiros dias de treinamento para ajeitar sua postura. Mas no fim, uma postura altiva reflete muito o que você sente sobre o mundo. Mude a postura e no fim até mesmo sua visão de mundo será mudada.


Aprenda a escutar


Para uma conversa boa você precisa ser um bom ouvinte. Aprenda a escutar o que os outros dizem numa conversa. Não seja tagarela nem fale rápido demais, porque isso demonstra nervosismo. Fale pausadamente e tranquilamente, com confiança. Você precisa falar sem pressa, sem medo de ser interrompido. Fazer pausas sem medo de que alguém entre no meio da sua conversa. 


Seja inabalável


Confiança é ser inabalável. Se alguém fizer alguma piada sobre você, ria e não se sinta abalado por ela. Você quer demonstrar força, e é fraqueza se sentir abalado por qualquer coisa. Então quando for conversar e acontecer alguma coisa de ruim, finja que não aconteceu e continue fazendo o que estava fazendo, sem se abalar. Mantenha a postura altiva e o tom de voz.


Converse com todo mundo


Para ser mais sociável você precisa conversar com todo mundo. Sempre converse com qualquer pessoa, mesmo que seja apenas um olá e um comentário. Aos poucos você vai se soltando. Com o tempo todos o verão como alguém comunicativo, mesmo que você não seja nada disso agora. Pratique muito e boa sorte.


Saia de casa


Para se sociabilizar você precisa sair de casa. Não adianta nada ficar em casa jogando videogame enquanto a vida está passando lá fora, então atenção: deixe de lado o videogame, os vídeos pornográficos, os filmes de final de semana, a cama, e saia de casa. Só assim você vai conhecer gente nova, com os mesmos gostos que você, e só assim você vai se tornar um ser sociável.



Enfim, sociabilidade se ganha com o tempo. Não é fácil, mas você seguindo estas dicas pode muito bem melhorar e muito sua relação com as outras pessoas. Mas vá aos poucos, sem pressa, sinta a diferença em você. Com certeza no fim de um mês ou dois você vai sentir que está diferente, e as pessoas ao seu redor vão notar isso também. Então mantenha esta nova postura para o resto da sua vida. Para mais dicas sociais e de relacionamento, acesse todos os dias meu blog. Diariamente uma nova postagem sobre comportamento, sociabilidade e relacionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário